Qual a preparação necessária antes da limpeza do frigorífico?
Os frigoríficos são um segmento que precisa se adaptar às normas estipuladas pela Vigilância Sanitária e às necessidades dos seus consumidores. Em função disso, é imprescindível que o estabelecimento adote medidas rígidas com relação à limpeza do ambiente, que envolvem desde os equipamentos até os alimentos e sua manipulação.
Por isso, é fundamental que a empresa crie um padrão de limpeza e um processo de higienização para evitar a contaminação do alimento que é comercializado ali. Dessa forma, a seguir apresentamos algumas informações importantes acerca dos cuidados necessários antes da limpeza de um frigorífico. Confira!
Cuidados importantes pré-limpeza
Antes de começar o processo de higienização, é preciso tomar alguns cuidados importantes, como:
- o desligamento de todas as máquinas e retirar os produtos que estavam armazenados nelas;
- alimentos que estavam congelados devem se manter refrigerados e os que não estavam congelados não podem passar mais de duas horas sem refrigeração;
- deve-se lavar bem as bandejas e prateleiras, assim como o balcão que ficam as carnes.
Além disso, é preciso verificar se todos os produtos necessários para a limpeza estão à disposição.
Limpeza dos frigoríficos
A higienização dos frigoríficos segue um padrão. Ou seja, não basta apenas usar cloro que o ambiente estará limpo e apto para funcionar. É um processo composto por quatro etapas: pré-limpeza, limpeza com detergentes, nova lavagem e enxágue e sanitização.
Na verdade, a primeira etapa depois de desmontar os equipamentos, é a de limpar para remover todas as partículas sólidas e fazer o enxágue com água morna. Depois, com detergente, é preciso escovar e limpar com água potável e, para finalizar essa fase, usar o desinfetante e enxaguar novamente. Parece cansativo, mas esse processo de limpeza é de suma importância para evitar contaminação e até perdas econômicas.
A operação de limpeza é voltada para eliminação e remoção dos resíduos orgânicos. É nessa fase que se retira todos os elementos indesejáveis visíveis. Já a remoção dos resíduos é voltada para, como o próprio nome diz, retirar as substâncias que podem abrigar microrganismos que vão afetar negativamente o ambiente.
E, por fim, a sanitização tem como objetivo eliminar os microrganismos patogênicos, isto é, que podem causar doenças em quem consome, além de reduzir ou alterar o número de saprófitos.
Detalhes da limpeza
A limpeza e sanitização dos frigoríficos vai além da água. Apesar de ela ser um meio, há muitos outros agentes que são necessários para que esse processo de higienização seja eficiente e seguro, como detergentes, sanitizantes e outros agentes mecânicos.
É necessário ter pessoas capacitadas e que tenham cuidado e entendimento sobre a pré-limpeza, a limpeza em si e a escolha dos produtos químicos mais adequados.
A Exprhess Limpeza e Facilities conta com profissionais experientes e qualificados, que fazem uso dos melhores produtos do mercado, o que permite a realização de um serviço com qualidade e rapidez.
Caso necessite realizar a limpeza desse ou de outros tipos de estabelecimentos da maneira adequada, entre em contato conosco. Estamos à disposição para atender você e as necessidades do seu negócio.