Conheça 5 desafios na limpeza do ambiente de trabalho

Todo mundo sabe que um ambiente de trabalho limpo e higienizado promove a boa imagem da empresa, o bem estar dos colaboradores e o bom andamento das rotinas de trabalho. Os ambientes organizados têm melhor acessibilidade para documentos, ferramentas, máquinas e equipamentos, assim como o fluxo de pessoas.

No entanto, manter tudo nos trinques não é tarefa fácil, existem desafios muito comuns que atrapalham a realização da limpeza no ambiente de trabalho. Continue a leitura, descubra 5 deles e se prepare para manter tudo em ordem!

Desafio nº1 – Manter o ambiente sempre livre, sem acúmulos de papéis e sujeira

Pode até parecer óbvio que é preciso não deixar acumular tranqueiras, mas, quem nunca se deparou com sua mesa lotada de papéis e anotações que atire a primeira pedra. Para resolver este problema, incentive o hábito da organização, disponibilize mais lixeiras e faça mutirões periódicos, no mínimo, 2 vezes na semana.

Desafio nº 2 – Tapetes, cortinas e carpetes são uns transtorno para a limpeza

Esses materiais acumulam uma quantidade enorme de poeira e qualquer outro tipo de sujeira, se for algo molhado então, lascou! Para não deixar o sujeira tomar uma proporção que demanda serviços especializados para removê-la, opte por não usar tapetes, nem chãos com carpetes e cortinas de material sintético. Caso contrário, certifique-se de realizar limpezas periódicas nesses materiais.

Desafio nº 3 – Usar a água racionalmente

A água limpa tudo, porém, em excesso dá gastos e acaba criando um grande transtorno na hora de limpar. Seja consciente com a água, use-a de maneira adequada e apenas em último caso.

Desafio nº 4 – Higienizar e limpar computadores e outros eletrônicos

A poeira é grande inimiga de computadores e outros eletrônicos. Retire sempre o excesso de poeira dos equipamentos e conte com equipes especializadas para limpar os computadores por dentro. Nunca use produtos abrasivos, sempre utilize apenas um pano úmido com água para limpar monitores, teclados, mouses e etc.

Desafio nº 5 – Manter a área externa limpa

Quase sempre o interior é bem cuidado e o exterior acaba sendo deixado para trás, tirando a fachada. Entretanto, não basta só a frente estar limpa, os ambientes externos mal limpos e com acúmulo de lixo é como um oásis para ratos e baratas, mas a tarefa de manter essas áreas bem limpas e cuidadas demanda tempo, pessoas e dinheiro.

Preste bem atenção na quantidade de sujeira, quanto mais tempo leva para arrumar, mais dinheiro será gasto para organizar.

Agora que sabe dessas 5 dicas, previna-se e crie estratégias para contornar esses desafios e manter sua empresa limpa! Para aprender mais dicas sobre limpeza corporativa e organização de empresas, continue no blog!


Queremos saber! Você precisa de alguma solução em limpeza, facilities ou desinfecção? Agende já uma apresentação sem compromisso.