Elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, também conhecido como PGRS, é muito importante para diminuir os impactos ambientais de descartes incorretos de resíduos.
Esse planejamento é muito utilizado por empresas especializadas em remoção residual e também por grandes empresas com consciência ambiental, que optam por adotar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para minimizar os impactos causados na natureza, pois o PGRS determina a maneira correta de fazer esse descarte, seguindo as legislações ambientais vigentes.
O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
O PGRS é um documento elaborado por profissionais técnicos especializados, que determina as medidas corretas para a separação, recolhimento, armazenamento, transporte e descarte dos resíduos, visando a diminuição dos impactos no meio ambiente.
Esse documento dever ser feito de maneira objetiva, mas com bastantes detalhes sobre os resíduos que costumam ser gerados, o fluxograma da empresa, um descritivo dos procedimentos que serão realizados, e os processos gerais até o correto descarte dos resíduos.
Algumas empresas têm a obrigatoriedade de possuir esse documento, que deve seguir as determinações técnicas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e se não o fizerem serão penalizadas conforme a lei.
Algumas das empresas que têm obrigatoriedade de possuir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos são as indústrias, serviços públicos em geral, incluindo a prefeitura, empresas na área da saúde, construção civil, entre outras.
A importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Além de ser um documento exigido por lei para o funcionamento de empresas em várias áreas, a importância desse planejamento é sempre voltada à preservação da natureza e diminuição dos impactos que causamos no meio ambiente. O PGRS deve estar sempre em concordância com as leis ambientais, e sempre atualizado.
Para as empresas que aderem às políticas ambientais, mesmo que de forma voluntária, também existem outras vantagens, como o incentivo do governo por meio do acesso a financiamentos, a possibilidade de identificação de falhas no processo e a chance de revisá-lo e mudá-lo antes que as consequências sejam mais sérias, e até mesmo a imagem positiva que essa empresa terá na sociedade.
Como elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?
Para elaborar esse documento, por obrigatoriedade ou mesmo de forma voluntária, é necessário contar com uma empresa especializada, com profissionais capacitados. Essa empresa fará toda a análise do ambiente e dos tipos de resíduos que são gerados, desenvolvendo um plano para ações adequadas para coleta, manuseio, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos.
Esses profissionais irão até mesmo identificar se pode ocorrer alguma situação anormal em relação aos resíduos gerados e o impacto inesperado no meio ambiente, montando um plano de ação para prever e diminuir as chances de risco.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é muito importante, não apenas pela obrigação que algumas empresas possuem em elaborar esse planejamento, mas também porque as leis ambientais estipulam a maneira correta de preservar o meio ambiente. Por isso, deve ser feito com base em análises técnicas que só um profissional capacitado na área pode verificar.
Saiba mais em nosso site!