Criar e administrar uma empresa é uma tarefa que merece sua atenção e minúcia em todos os sentidos. Por essa razão, uma área que merece sua preocupação é a manutenção predial. Mas, você sabe o que é e como ela pode ser uma estratégia de prevenção para sua empresa? Abaixo você pode conhecer a definição e porque você deveria adotá-la o quanto antes.
Manutenção predial: o que é?
Caso ainda tenha dúvidas, a manutenção predial pode ser compreendida como um conjunto de ações que visa a prevenção e cuidado de falhas, de forma a atender às exigências de segurança pré-estabelecidas pelas entidades responsáveis, além de garantir uma vida útil maior aos imóveis.
Apesar de ser visto como algo pouco importante, a manutenção predial deve ser pensada como forma de prevenção de problemas futuros. A manutenção periódica identifica problemas antecipadamente, o que preserva a estrutura do edifício e poupa investimentos, uma vez que processos urgentes demandam uma maior preocupação e dinheiro.
Tipos de manutenção prediais
Existem 3 serviços englobados pela manutenção predial e é importante que você conheça todos eles para não ser pego de surpresa. Veja abaixo:
Manutenção predial preditiva
Este tipo é muito parecido com a manutenção preventiva, já que possuem o mesmo objetivo: identificar a possibilidade de problemas e antecipar os cuidados referentes a eles. Esta forma de manutenção visa a avaliação dos componentes que constituem as estruturas da edificação e indicar quais reparos precisam ser periódicos.
Manutenção predial preventiva
A manutenção preventiva vem logo após, pois é nela em que os problemas apontados são sanados. A periodicidade das vistorias e ajustes é o que irá garantir o bom funcionamento de todo o conjunto e certificar-se da conservação dos elementos e equipamentos.
Manutenção predial corretiva
Em alguns momentos, algumas ações de emergência deverão ser incluídas e é este o papel da manutenção predial corretiva. Caso não tenha sido tomado o cuidado necessário dos processos anteriores, uma equipe deverá ser acionada para que o uso da edificação não seja interrompido permanentemente ou por longos períodos.
Por que você deve fazer a manutenção predial em sua empresa?
Você imagina o que pode descobrir ao realizar a manutenção predial com frequência na sua empresa? Por exemplo, é através do cronograma de manutenção que problemas como torneiras pingando podem ser resolvidos antecipadamente, evitando que grandes reparações, como trocas de tubulações, precisem ser feitas.
Ter conhecimento especializado é extremamente importante nesses casos, pois, através dele, podemos percebemos problemas que passariam despercebidos por olhares menos atentos, o que poderia resultar em grandes transtornos para você e sua empresa futuramente.
Optar por um serviço de confiança, que ofereça opções, é a melhor opção para quem preza pela segurança e bom funcionamento de seu negócio. O investimento no serviço é uma garantia para quem usufrui de seu produto, o que se reverte em menores gastos e melhores resultados.
Esperamos que nossas dicas o tenham ajudado a entender e escolher a melhor empresa para que você e sua organização apresentem resultados cada vez mais satisfatórios! Conte com a gente.