Conheça a importância do uso dos EPI’s

Sempre que houver uma tarefa ou local de trabalho que envolva algum tipo de risco ambiental para um funcionário o empregador deverá fornecer os chamados EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

Além de proteger o funcionário contra danos diretos, o EPI também reduz o custo de acidentes, o aumento do prêmio de pessoal e o tempo de inatividade do funcionário devido a lesões. Saiba mais sobre os EPI’s a seguir.

Equipamento de proteção individual definido

Em suma, o Equipamento de Proteção Individual envolve praticamente qualquer equipamento que um funcionário possa vestir para evitar ferimentos durante o trabalho.

Isso pode variar de algo tão simples quanto luvas e um avental para um cozinheiro até uma roupa especial de corpo inteiro para um bombeiro. Dependendo da natureza do trabalho, o EPI inclui capacetes, proteção para os olhos, proteção para o corpo, proteção para pés, mãos. Além disso, os empregadores também são responsáveis ​​por treinar os funcionários a usar o EPI necessário e garantir a conformidade.

Os diferentes tipos de equipamentos de EPI

Como o EPI varia de setor para setor, tipos específicos de equipamentos são aplicáveis ​​a determinados trabalhos. Trabalhadores da construção, por exemplo, precisam ter capacetes para proteção da cabeça e botas de bico de aço para proteção dos pés. Grande parte disso é motivada pela semelhança de lesões que ocorrem em um determinado tipo de trabalho. No entanto, mude para um laboratório bioquímico, e a lista de funcionários de EPI deve ser totalmente alterada.

Protetor ocular

Para os olhos e a área facial próxima a eles, os óculos de proteção tendem a ser o tipo mais comum de EPI. Mesmo no escritório ou no laboratório, onde existe a possibilidade de voar detritos ou respingos, a proteção dos olhos é uma obrigação por parte da empresa. Curiosamente, pode ser igualmente útil em outras áreas de trabalho, como cozinha, por exemplo. Embora os requisitos variem e a maioria das cozinhas comerciais não precise de proteção para os olhos.

Proteção de cabeça e pescoço

O EPI de cabeça e pescoço é frequentemente associado a veículos, aviões e transporte com probabilidade de expulsar / jogar violentamente e repentinamente o funcionário. Motoristas de carros de corrida e pilotos de teste, por exemplo, geralmente usam proteção extensiva de cabeça e pescoço. No entanto, muitas indústrias exigem apenas um capacete para evitar a queda de detritos na cabeça.

Proteção de orelha

Onde há uma quantidade extrema de exposição sonora regularmente, os funcionários devem receber proteção auricular. Alguns empregadores podem optar por protetores de ouvido de espuma, mas altos níveis de ruído exigem protetores de ouvido profissionais que abranjam todo o ouvido.

Proteção para mãos e braços

A proteção dos membros superiores é frequentemente fornecida na forma de protetores de braço e luvas. As pessoas ainda precisam ser capazes de fazer seu trabalho, mas o material de proteção de couro é frequentemente usado para evitar lacerações imediatas ou lesões relacionadas à temperatura, como queimaduras.

Pés e pernas

No caso dos pés, o equipamento de proteção costuma estar na forma de botas com solas de proteção, proteção dos dedos dos pés duros e construção de camada espessa para evitar lacerações ou exposição à temperatura.

Pulmões

Em lugares onde os funcionários são expostos a ambientes com materiais perigosos que podem ser inalados, o equipamento de respiração é obrigatório. Isso pode ser tão simples quanto uma máscara com filtros ou tão elaborado quanto um sistema respiratório completo e um tanque de oxigênio conectado. Além disso, não é apenas necessário treinamento para a operação, mas o equipamento de respiração deve ser testado regularmente para obter uma 100% de funcionamento.

Exemplos de profissionais que usam EPI

  • Soldados – as equipes que trabalham na área militar estão frequentemente equipadas com capacetes, armaduras para terrenos acidentados e impactos de balas e roupas de alta qualidade de proteção.
  • As forças policiais de uniforme completo usam regularmente coletes à prova de balas, além de calçados adequados e uniformes elásticos e duráveis. Eles também carregam EPI’s projetados para transportar suas ferramentas e dispositivos de comunicação.
  • Bombeiros – o bombeiro municipal usa um equipamento completo de EPI que o protege da exposição ao calor do dedo do pé à cabeça. O bombeiro da região selvagem usa uma roupa semelhante e mais leve para trabalhos manuais pesados ​​em condições de calor intenso e terreno rural.
  • Trabalhadores de fábrica, mineiros e trabalhadores da construção civil – dado o alto risco de lesões nos membros e na cabeça, esses três tipos de trabalhadores quase sempre usam luvas, capacetes, óculos de proteção, proteção auricular / sonora e botas de trabalho de alta qualidade.
  • Químicos e trabalhadores de laboratório – devido à natureza de contato extremo ou exposição adjacente, o trabalho de laboratório frequentemente exige proteção total contra contaminação e, às vezes, até “roupas de lua” para evitar adoecer devido ao contato com determinados materiais no local de trabalho. Mesmo no mínimo os funcionários do laboratório precisam usar óculos, luvas plásticas e proteção respiratória para evitar danos por respingos e inalação.

A prevenção de acidentes é um objetivo financeiro importante a ser lembrado ao avaliar a aquisição de EPI.